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Assessoria de Imprensa: notoriedade ou fogueira das vaidades?

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Será que a Assessoria de Imprensa ajuda mesmo a aumentar a notoriedade de uma empresa ou é apenas uma desculpa para as empresas e os seus líderes falarem de si? Começo com esta reflexão, pois o mercado ainda tem muito este tipo de dúvida – principalmente quando falamos em aparecer nos jornais, crescer como especialista em determinado tema ou até ter de lidar com uma possível fama. E, desde já, adianto que a Assessoria de Imprensa é fundamental para ganhar credibilidade e notoriedade de um negócio.

Contar sobre as conquistas do seu negócio, mostrar o know-how no que faz, reforçar o nome da sua empresa no mercado, dar a conhecer equipa, clientes, ambição e, ao mesmo tempo, ficar vivo na lembrança de clientes e potenciais clientes. Estas são apenas algumas das vantagens de investir em Assessoria de Imprensa.

Ter notoriedade no mercado é, de facto, um dos grandes impulsionadores de bons resultados. Afinal, como conquistar um cliente se ele nem sabe o que a sua empresa oferece ou sequer que existe? É preciso comunicar-se com maestria e estar onde os clientes estão, sejam meios online ou offline. Não se esqueça que o cliente é omnichannel, tanto navega na fonte privilegiada de informações disponível e acessível de sites, blogs e redes sociais, como está a ler um jornal impresso. Ou seja, se a sua empresa não se comunica ao mercado com conteúdos apetecíveis e que reflitam a sua autoridade e notoriedade, então praticamente não existe. Afinal, quem não é visto, é esquecido!

Contudo, é essencial sabermos o que comunicar e de que forma, claro. Nem tudo o que acontece no dia a dia da sua empresa deve ser notícia. Porém, muito do que é feito pode ser facilmente trabalhado e ganhar formatos interessantes para os leitores de um portal, jornal, caderno especial ou até num programa televisivo. E é sempre bom recordar de que enquanto as empresas B2C têm facilidade de estar nestas medias, pois tem um apelo mediático maior, o B2B precisa do apoio da Assessoria de Imprensa para contar a sua história de um jeito menos comercial.

Quanto mais natural e imparcial, melhor. Se o seu negócio virar fonte de informação para matérias sobre o sector, eis aí um objetivo atingido. Isso ainda pode envolver uma gama diversificada de temas, como os anúncios de oportunidades em aberto, resultados, novos clientes e parcerias, campanhas, novidades, tecnologias desenvolvidas, soluções inéditas. Funcionam como verdadeiras “cartas na manga” para jornalistas que estão sempre em busca de assuntos relevantes.

Agora, para fazer esses comunicados e identificar oportunidades que viram notícia dentro da sua empresa, é bom contar com uma Assessoria de Imprensa qualificada. Afinal, nos meios de comunicação, muitas vezes estamos atrelados ao velho e bom networking, as relações construídas entre os profissionais de Assessoria de Imprensa e jornalistas e formadores de opinião. E, como sabe, contatos não se fazem da noite para o dia.

Por fim, percebemos que falar do seu próprio negócio, através de um parceiro especializado, não deve ser considerado uma vaidade. Muito pelo contrário, é importante mostrar com transparência quem é a sua empresa, a sua equipa e do que são capazes de fazer, como trazem as soluções certas para o seu cliente. E, em especial para o B2B, tornar-se personagem de uma história é um trabalho e desafio que se deve muito a experiência de ponta a ponta de uma equipa que trabalhe em conjunto, unindo aqui ainda as visões das áreas de marketing e de vendas.

ana barros

Sócia fundadora e CEO da Martech Digital, acumula mais de 18 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Vendas para o setor das Tecnologias, mercado B2B. Contribuiu para o desenvolvimento da área de Marketing e Comunicação de mais de 150 empresas nacionais e internacionais. Licenciada em Informática de Gestão e com formação executiva em Liderança pela Universidade Católica de Lisboa, é mestranda em Gestão de Marketing no IPAM Lisboa e Facilitadora LEGO® SERIOUS PLAY®.

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