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[DMEXCO 2019] O impacto cultural do Instagram na sociedade e nos negócios

“As pessoas não só vivenciam a cultura, elas participam ativamente dela”, afirmou Ashley Yuki, PMD do Instagram, no DMEXCO 2019

 

DMEXCO 2019
Ashley Yuki, PMD do Instagram, no palco do DMEXCO 2019.

 

Apesar da mudança de plataforma, as pessoas já tinham o hábito de produzir álbuns pessoais e expor para amigos e família. Colávamos posters em nossos quartos e hoje em dia construímos esses murais em nossas redes sociais como no Instagram. “Somos influenciados – e influenciamos – o mundo a nossa volta através do senso de pertencimento e participação no mercado”, disse Ashley Yuki, Product Management Director do Instagram, no DMEXCO 2019.

O que mudou com as redes sociais é que hoje conseguimos nos conectar de forma mais fácil com outras pessoas que possuem afinidades, gerando um senso de comunidade com valores compartilhados.

“Esse movimento permitiu também o surgimento dos influenciadores. Pessoas que falam para um público específico que possui grande identificação com estes e, principalmente, uma relação de confiança”, relatou Yuki.

As empresas podem utilizar dessas conexões para atingir o público desejado, mas, é fundamental que seus valores estejam alinhados com o perfil do influenciador. Estes não divulgam produtos ou serviços que não se identificam.

 

Plataforma para negócios

Outra oportunidade de negócio é para empresas que tratam dessa conexão, a qual fazem uma espécie de curadoria entre influenciadores e empresas, garantindo alinhamento cultural.

Tendo em vista o crescimento desse tipo de relação, Ashley Yuki ressaltou que a rede social tem trabalhado cada vez mais para disponibilizar ferramentas que garantam a segurança e que também melhorem constantemente a performance de divulgações feitas por influenciadores.

“Primeiramente, as contas passam por uma verificação, para receber um selo de trusted account. Isso garante que o conteúdo está de acordo com as diretrizes da companhia. Não sendo uma fonte de fake news, por exemplo”, apontou Ashley Yuki.

Entre as novidades, está a possibilidade de compras diretamente no Instagram, sem a necessidade de sair da plataforma. E um destaque para a possibilidade de inserir tags em uma foto, por exemplo, identificando os produtos anunciados. Uma foto de um influencer pode conter uma tag em sua camisa, outra em sua calça, etc.

possui grande experiência em Marketing e Eventos, já passou por grandes empresas como Wunderman, Microsoft e Resultados Digitais. Participou dos principais eventos globais sobre marketing, transformação digital e tecnologia. Bacharel em Design, cursando MBA em Marketing, atualmente é diretor geral do Digitalks Portugal.

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