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Os podcasts são uma ferramenta para humanizar o B2B

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No contexto business-to-business (B2B), as empresas descobririam que para além de estratégias complexas e bons negócios, é possível conquistar clientes com uma boa conversa. O fenómeno dos podcasts é algo que tem vindo a inundar as nossas vidas e as empresas devem considerar introduzi-lo nas suas estratégias de conteúdo.

Humanizando o B2B através de Podcasts

No setor B2B, mais do que um e-mail formal ou uma apresentação de PowerPoint, temos de ser human-to-human. O podcast consegue humanizar a empresa ao conferir-lhe uma identidade mais “quente”, onde se pode mostrar ao mundo que somos mais do que números e lucros – somos seres humanos apaixonados pelos nossos negócios. Esta plataforma permite demonstrar aos clientes o que está por detrás da empresa: pessoas, conhecimento e a sua paixão pelo mercado.

Podcasts no Mundo B2B: Uma Abordagem Pessoal

Segundo um inquérito realizado pelo LinkedIn, 44% dos CEOs, vice-presidentes, proprietários e C-level ouvem podcasts. Os podcasts permitem uma entrega de conteúdos com maior profundidade, possibilitando discussões sobre tópicos que sejam pertinentes. Isto é crucial no B2B, um mercado onde as audiências procuram informações detalhadas sobre cada setor.

Vantagens dos Podcasts no B2B

Assim, porque os podcasts podem ser uma boa aposta?

Em comparação com outras formas de conteúdo, a voz humana transmite emoção e personalidade, o que pode estabelecer uma ligação mais profunda e relacionável com a audiência. A produção consistente de podcasts mantém um envolvimento regular com o público, colocando as empresas no top of mind. A interação contínua ajuda a criar uma sensação de familiaridade e fiabilidade – irá contribuir para as relações a longo prazo, essenciais à conjetura do B2B.

Adicionalmente, a partilha regular de ideias e perspetivas sobre temas relevantes para o negócio aumentam a credibilidade e autoridade. E quando falamos de credibilidade, nada supera uma boa conversa com especialistas e líderes do setor. Ao associar a empresa com estas figuras e participar em trocas significativas, é possível abordar questões atuais, oferecer soluções inovadoras e demonstrar o seu conhecimento pelo mercado.

Outra clara vantagem é o facto dos podcasts abrirem as portas dos bastidores, onde as empresas podem revelar histórias engraçadas, experiências inusitadas e a sua verdadeira cultura organizacional. E quem não gosta de conhecer o lado mais descontraído da empresa?

Até porque os podcasts não são apenas para impressionar os “de fora”, são também um palco para os talentos internos brilharem. Destacar as experiências e conhecimentos da equipa faz com que cada um se sinta a estrela do escritório. Isto pode aumentar a satisfação e moral dos colaboradores, mas também criar um maior sentimento de pertença e orgulho nas contribuições para a empresa.

Por fim, para quem tem budgets apertados fazer um podcast não exige uma fortuna. Tudo o que precisamos é de um gravador e algumas ferramentas básicas de edição de áudio – e, claro, uma pitada de bom gosto. Preparar os conteúdos e os convidados de forma prévia para que tudo seja um sucesso e quando terminado, promover o podcast online de forma orgânica, pelos multicanais das empresas.

Exemplo Prático: “Tech Flow” da Warpcom

Um exemplo próximo deste tipo de conteúdo para o mercado business-to-bussiness é o podcast “Tech Flow” da Warpcom. Durante cada episódio, os especialistas partilham de forma franca os equívocos comuns cometidos por organizações nos seus projetos e estratégias de transformação e modernização tecnológica. Além disso, discutem as tecnologias mais adequadas para diferentes contextos, destacando exemplos e casos de sucesso que podem servir como fonte de inspiração para o desenvolvimento de negócios.

Num mercado onde todos desejam serem ouvidos, ter um podcast pode diferenciar as empresas dos seus concorrentes. É uma forma única e personalizada de dar a conhecer a empresa. Por isso, da próxima vez que estiver a pensar numa estratégia de conteúdo para o seu negócio, considere apertar o botão de gravação e convide-se para uma boa conversa.

ana barros

Sócia fundadora e CEO da Martech Digital, acumula mais de 18 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Vendas para o setor das Tecnologias, mercado B2B. Contribuiu para o desenvolvimento da área de Marketing e Comunicação de mais de 150 empresas nacionais e internacionais. Licenciada em Informática de Gestão e com formação executiva em Liderança pela Universidade Católica de Lisboa, é mestranda em Gestão de Marketing no IPAM Lisboa e Facilitadora LEGO® SERIOUS PLAY®.

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