Artigos

Account-Based Marketing: a estratégia de marketing e de vendas que veio para ficar. E agora?

Account-Based Marketing pode ser uma estratégia eficiente caso o foco esteja no estabelecimento de bons relacionamentos e na garantia de qualidade dos processos.

 

A implementação da estratégia de Account-Based Marketing (ABM), no mercado business to business (B2B), tem tido um aumento significativo nos últimos anos. O grande desafio é que ainda existem muitas empresas que estão fora deste enquadramento, porque desconhecem que é uma das estratégias mais eficazes para a captação de novos clientes.

Estamos a falar de uma técnica distinta que “inverte” o tradicional funil de vendas – o ABM foca-se, apenas, em contas com potencial de compra – e por este motivo, a maioria das organizações, ainda não sabem o que é, como podem beneficiar desta estratégia e por onde começar.

O primeiro aspeto a ter em conta é que o ABM não substitui os métodos tradicionais, porque funciona como complemento ao marketing de conteúdo e direciona a sua comunicação para contas pré-definidas, indústrias selecionadas ou listas de grandes empresas.

As estratégias e ativações ABM podem ser diferentes, mas as vantagens são transversais a todas as empresas. Além de facilitar a identificação das contas-alvo, ao limitar até aos utilizadores mais alinhados com o perfil ideal do cliente (ICP), também é mais fácil de acompanhar, porque o conjunto a analisar de uma campanha de ABM é menor do que o de uma ação de marketing tradicional.

A verdade é que quando analisamos a quantidade de case studies de sucesso, baseados em contas que atingiram as suas metas com técnicas de ABM, torna-se indiscutível que estamos perante uma estratégia de problem solving.

O caso da Invoca, plataforma de conversa baseada em Inteligência Artificial, é um dos mais interessantes de analisar, porque ao combinar data com direct email, conseguiram não só aumentar o ROI (retorno sobre o investimento), como o pipeline e, ainda, conquistaram mais de 50 reuniões com contas prioritárias.

Portanto, a concretização de campanhas personalizadas aumenta o ROI, comparativamente a outras iniciativas de marketing, porém só atingimos estes níveis de eficácia se existir um alinhamento entre o departamento de marketing e o de vendas.

Para delinear um método de ABM com sucesso, podem ser utilizadas várias atividades de marketing como publicidade, organização de conteúdo, email e até personalização de websites. No entanto, antes de definir uma estratégia de marketing e dar início a uma campanha, o ICP precisa de ser identificado.

A delineação do perfil das contas é crucial para a implementação de uma estratégia de ABM eficaz. É necessário traçar um perfil detalhado de cada conta, de acordo com as suas especificidades tais como o setor, localização, dimensão, entre outros. Um exemplo da relevância de identificar contas é o caso da BillingTree, plataforma de software de processamento de pagamentos, que fechou 350 mil dólares em oportunidades, apenas com a segmentação de 100 contas.

Um outro aspeto-chave é a criação de conteúdo personalizado. Neste sentido, a seleção do formato e canais de divulgação, deve ser feita tendo em conta o perfil do ICP. Desde a mudança de conteúdo dos websites até emails personalizados, as experiências de marketing podem ser diferenciadas em várias fases do processo.

Após a concretização do programa de ABM, e caso a estratégia e o conteúdo estejam sólidos, os resultados começam a surgir. A análise de resultados, para identificar se a campanha fez retenção e upsell, é realizada através do funil por contas. As estratégias bem pensadas são todas aquelas que depositam especial atenção à etapa de análise de resultados.

Para que as empresas consigam atingir o sucesso, é imperativo o acompanhamento de tudo o que de novo chega ao mercado. Neste sentido, o ABM pode ser uma estratégia eficiente, dentro das vendas B2B, caso o foco esteja no estabelecimento de bons relacionamentos, com potenciais clientes, e na garantia de qualidade dos processos. Contudo, nada disto é possível sem identificar e criar contas, desenvolver conteúdo diferenciado, para essa segmentação de contas, e por último, analisar os resultados.

RuiTrindade

Business Development Manager da Martech Digital com um histórico transversal na indústria de Tecnologias de Informação. Profissional de vendas com graduação focada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior Novas Profissões (INP). Experiente em negociação, planejamento de eventos, desenvolvimento de negócios, estratégia de marketing e gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Comentários